Segundo a OMS, o
governo brasileiro deve reembolsar os custos das doses enviadas, que já
chegaram ao Rio de Janeiro e devem ser utilizadas também em São Paulo e
na Bahia. A agência da ONU trabalha com as autoridades nacionais para
garantir a proteção da população e prevenir que a febre amarela se
espalhe. O Ministério da Saúde brasileiro reportou à OMS 492 casos
confirmados e 162 mortes no país.
Primatas
Outros 1,1 mil
casos em humanos estão sendo investigados. Até o momento, mais de 1,3
mil primatas teriam morrido de febre amarela, mas a confirmação em
laboratório foi registrada em apenas 387 macacos e os outros seguem em
análise.
A doença é
transmitida pela picada do mosquito infectado e o país está promovendo
campanhas de vacinação nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São
Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
A OMS destaca
que quase 19 milhões de doses de vacina foram distribuídas desde que o
surto começou, em janeiro. A agência da ONU mobilizou 15 especialistas
para dar apoio às autoridades federais brasileiras em relação ao
controle do surto.
Com informações da Agência Brasil - Edição: Parnaíba 24 Horas