quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Motorista é multado por dirigir automóvel sem capacete

O administrador de empresa, Paulo Rubens Silva Fontenele, denuncia irregularidades em multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Segundo o denunciante, seu automóvel, um Fiat Línea de placa NIT – 9313, foi notificado duas vezes na mesma data e horário. Ambas as atuações foram efetuadas às 9h45 do dia 27 de julho de 2012, no município de Luís Correia.

Segundo Paulo Rubens Fontenele, no dia da aplicação da multa, ele e sua esposa estavam viajando para a cidade de Viçosa, no estado do Ceará, e o veículo pertencente ao administrador estava em sua residência, no bairro Saci, zona Sul de Teresina.
Paulo Rubens foi multado por supostamente estar dirigindo sem habilitação e por conduzir seu veículo, um automóvel Fiat Línea, sem capacete.

“Recebi duas multas registradas no mesmo dia e horário, na cidade de Luís Correia. O detalhe é que na referida data e horário, eu, proprietário do carro, e minha esposa estávamos em Viçosa, no Ceará, enquanto que o carro multado estava parado na garagem da minha casa no bairro Saci em Teresina. Viçosa fica a cerca de 300 quilômetros distância de Teresina, enquanto que Luís Correia dista 344 quilômetros da capital do Piauí. Além desse absurdo todo, uma das multas foi registrada por o motorista conduzir motocicleta sem capacete de segurança. Algo impossível. A segunda infração foi por dirigir sem possuir CNH ou permissão”, afirma Paulo Rubens.

Na denúncia feita ao Portal AZ, o administrador classificou como absurdas as multas a ele aplicadas pelo Detran. Segundo ele, o fato é considerado um abuso por parte das autoridades competentes. As duas multas aplicadas a Paulo Rubens somam R$ 766, 14.

Erro ou clonagem
Em contato por telefone com o Portal AZ, a assessoria de comunicação do Detran afirma que o órgão irá averiguar as causas do problema. A principio, a assessoria alega que pode ter havido um erro administrativo, como uma falha na hora de anotar ou digitar a placa do veículo na hora expedir a multa, ou o automóvel ter tido a placa clonada e está sendo usada irregularmente por uma motocicleta.

A multa pela falta de uso de capacete foi retirada, não sendo necessário o pagamento por parte do proprietário do veículo. Em relação à outra notificação, o Detran avisa que ainda está no prazo, para que Paulo Rubens possa recorrer da infração.

O Detran afirma ainda que está está averiguando no sistema o que pode ter produzido a falha na emissão das notificações. O órgão diz ainda que vai aumentar a triagem na geração das multas.

Veja cópias das multas:


Fonte: Portal AZ